Após Lalola, agora o blog também trará notícias sobre o melhor das novelas argentinas!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Muriel - EL PLANETA URBANO(Dezembro/2009)

Revista EL PLANETA URBANO (Dezembro/2009)
Muriel Santa Ana
Surpreendida pelo Blog
Por: Ana María Macedo
Filha do grande ator argentino Walter Santa Ana, depois de muitos palcos de teatro oficial o reconhecimento popular lhe chegou com seu personagem de “Grace” en Lalola. Hoje protagoniza Ciega a Citas, o primeiro Blog de Internet a chega à televisão.
- Como foi que pintou a propuesta de “Ciega a Citas” para você?
- Há um ano, Alejandro Suaya me falou deste projeto que ia a produzir junto com Rosstoc (a produtora de Gastón Pauls), como a primeira ficcião diária. Quando voltamos a nos comunicar, este ano, me contou que estavam Juan Taratuto na direção geral e Marta Betoldi e Sebastián Pajoni no roteiro. Desde desse momento comecei a ler o Blog para me aproximar ao mundo de Lucía.

- O Blog você o leu completo?
- Nesse momento lí os primeiros vinte post, porém depois saiu o livro e preferi lê-lo. Ainda assim o livro sofre algumas modificações, sobretudo na linguagem, que no Blog é muito jovem.

- E o que foi o que te atraiu do projeto?
- A linguagem foi uma das coisas que mais gostei. A jovialidade com que está escrito o Blog, que é tão direto, o torna muito atrativo. Se bem que o livro é mais soft, para quem não leu o Blog o livro também resulta muito interessante.

- O que dizem as pessoa de teu personagem?
- A todo o mundo lhes agrada muito e eu estou até acreditando. Na verdade sou bastante insegura e tenho minha própria opnião crítica de meus trabalhos. Se bem que sei o que fiz em cada cena, a resposta das pessoas é muito positiva.

- O público se sente identificado com a história de Lucía?
- Não exatamente com os encontros. Ao ser um produto de Internet tem um alcance muito interessante. As pessoas se sentem identificadas com a parte emocional.
- E com o personagem da mãe?
- Há muita gente que me diz “minha mãe é Manucha”, e a mim isso me parece um horror.
- Você seria capaz de aceitar uma aposta como a que aceita Lucía de sua mãe?
- Nãooo!!! Não tenho forças. Há muito tempo que faço coisas porque tenho vontade e não porque tenha que fazê-las.
- O personagem da novela tem um problema com os homens e a comida?
- Pessoalmente creio que vão por trilhos diferentes. Se os excessos com a comida fazem com que uma mulher se sinta mal e que não saia de sua casa está em um problema. Agora, se tem alguns quilos a mais e vive feliz, tem um companheiro, sai para passear e põe um bikini, está perfeito. Inclusive me parece que para Lucía são duass coisas independentes. Considero que é a mãe a que tem o conflito.

- Quando o personagem aceita a aposta de sua mãe, não briga consigo mesma?

- Sim, eu também peso assim. A partir de algo imposto por sua mãe, Lucía conquista uma motivação interna e pode sair ao mundo e enfrentar os fantasmas que ela pôs em sua mãe. Esperamos que o caminho lhe vá iluminando para poder ir desvencilhando-se dos mandamentos maternos.

- Para onde se dirige o final da novela?

- Não tenho idéia, porém eu gostaria que terminasse como vem o programa. Que Lucía seja mais feliz e que deixe a ironia que a afasta das pessoas. Que se modifique de forma verossímil e que essa modificação tenha a ver com o amor. E que talvez não termine como uma novela tradicional, prefiro que seja mais real.

- Sabem da opnião da autora?

- Não. Eu a Carolina Aguirre a conheci quando o programa foi lançado. Porém me parece que seu trabalho é a escrita. Ela soltou o programa e esto já não lhe pertence. Carolina é uma mulher muito interessante.

- Como foi que você chegou a formar parte do grupo musical Ambulancia?

- O conheci a Mike (Amigorena) porque trabalhamos juntos na novela Una familia especial, de Pol-ka. Aí nos tornamos amigos e me contou que tinha um grupo com o que tocavam covers e aí mesmo me ofreci para os coros. Isso foi em 2005.

- Gravaram um CD?

- Não só um CD, senão também um DVD produzido por Lito Vitale, porém há um problema com os direitos das canções que excede a nós como grupo. Teria que haver sido editado primeiro em julho e depois em agosto, porém está atrasado. Foi uma experiência culminante para Ambulancia, sempre quisemos que fosse desta maneira.

- Por quê?

- Porque Ambulancia é um espectáculo que é para olhar. Todos os integrantes somos atores e fazemos um espectáculo que transcorre em um recital de rock. Para nós era muito importante que o que se escutasse coincidisse com o que se vê. Porque não somos uma banda tradicional onde tudo soa como deve. Tudo está associado à imagem. Ambulancia é imagem.

- Vão fazer apresentações ao vivo?

- Não, já terminamos. Começamos em novembro do ano passado e tocamos sem parar nem um só fim de semana. Fizemos o caminho perfeito de uma banda de rock. Começamos no Centro Cultural Konex agregando apresentações e não paramos nunca. Estávamos muito cansados e com vontade de pensar nas novas apresentações, que serão o ano que vem.- O canto complementa tua atuação?

-Para mim o canto é como um desprendimento de outras coisas minhas. É um recurso mais que tenho na hora de fazer algo maior. Eu sigo gostando de atuar mais que cantar. Nos últimos anos me ofreceram muits obras onde o requisito era cantar e as recusei todas. O canto para mim implica em uma exigência e uma perfeição muto grande. Ambulancia é outra coisa. Eu estou com meus amigos, não há elenco. não é uma obra de teatro com dias e horário.

- Teu personagem de Grace em Lalola foi uma faca de dois gumes na tua carreira?

- Sim, sem dúvidas. É um antes e um despois minha carreira e para mim como pessoa. O treinamento que ganhei em Lalola foi incrível. Eu havia feito pouca televisão. A sorte que tive foi que me coube atuar com Carla Peterson. Se armou algo sério entre nós. Ela estava muito comprometida no projeto e fez com que eu também me comprometesse. Carla foi a que me recomendou para o personagem e por sorte no demos muito bem e nos tornamos amigas. Além do mais, uns oitenta por cento das cenas eram com ela.

- Se poderia dizer que Carla e Mike são dois amigos que te deu a televisão?

- Sim , mais dois grandes amigos do meio artístico que me deu a televisão. Que curioso não?


Fontes
Entrevista:http://epu21.com/NS/instant_mk2/muriel_santana.html
Fotos: http://www.facebook.com/?ref=home#/album.php?aid=122349&id=178992909577

Nenhum comentário: